Sendo a Companhia Olga Roriz (COR) uma estrutura ativa de criação, produção e formação, com um cunho e estilo próprios e com capacidades estruturais tanto do ponto de vista do espaço (Palácio Pancas Palha) como de recursos humanos artísticos e profissionais, é um local propicio, por excelência, para o acolhimento, proporcionando uma qualidade de trabalho invulgar.

Para além do apoio aos criadores que nos procuram para cedência de espaço, viabilizando a realização dos seus projetos, outro dos objetivos desta atividade é proporcionar o encontro de artistas e criadores de várias áreas num só local, aglutinador de energias e preparado para estimular o cruzamento e simbiose de diferentes propostas artísticas.

Todos os anos são abertas inscrições para a apreciação de projetos que se propõem a residências.

Download >> Lista de Residências

 

Artistas Residentes

rapozo2

João Rapozo
Artista e Designer

Com residência artística na COR desde 2010 desenvolve as suas criações nas áreas do design, som e vídeo para espectáculos e artes plásticas. Colaborou com a COR em “Noite de Ronda” (CNB), “Pets”, “A Cidade”, “Bits & Pieces” (Cia Paulo Ribeiro), “Terra”, “Propriedade Privada”, “Present in Progress”, “Euridíces”, “A Sagração da Primavera (Solo)”, “Aldina Duarte por Olga Roriz” (S.Luis T.M.), “Antes que Matem os Elefantes”, “A meio da noite”, “Autópsia”,”Barba Azul” (T.N.S. Carlos) “Seis meses depois”, “A CASA” e “Insónia”

Bio | Website | Facebook

eif

EIF(E) | Escola Informal de Fotografia
Fotografia

Com residência artística na COR desde 2013, este projeto formativo é da responsabilidade da fotógrafa Susana Paiva, com produção executiva da plataforma “The Portfólio Project”.  Contando com a cumplicidade de instituições locais – a Casa da Esquina, em Coimbra, e a Companhia Olga Roriz, em Lisboa – a EIF(E) propõe um programa intensivo de formação, reflexão e criação na área da fotografia, conciliando sessões de trabalho em grupo com o acompanhamento tutorial, presencial e à distância, dos projetos a desenvolver por cada um dos formandos, ao longo dos 8 meses do projeto.

Facebook

camboja

Camboja Selecta
Dj/Técnico de som/Produtor/Técnico de electrónica e informática

Artista residente na COR desde 2016. Como DJ e percussionista, pretende recriar e reinventar a cultura da música em Portugal, transportando toda a filosofia dos ritmos quentes de África para as suas atuações, nunca imitando – Camboja reinventa estereótipos e dá a sua própria alma a cada show, criando sempre uma festa única. Com uma seleção diversificada, desde o Roots Reggae ao Funk/Soul passando por Hip Hop, sem nunca esquecer as novas tendências.
Membro ativo de Scratchers Anónimos, projeto de scratch, jams e dj sets, e Mwamba Lost, projeto direcionado à mistura e ecletismo musical.

Mixcloud | Facebook

andre

André de Campos
Artes Plásticas/Vídeo Arte

Artista residente na COR desde 2016.
Enquanto Video Artist e artista plástico realizou os filmes UVB 76 e o último abraço da humanidade.
Performer na WB Motion Kultur Verein, Bailarino do Útero em Maremoto.
É Bailarino na Companhia Olga Roriz.

Facebook

portfolio

The Portfolio Project
Fotografia

Colectivo de fotógrafos em residência artística na COR desde Agosto de 2017, actualmente composto por 4 elementos – Arlindo Pinto, Elisabeth Alvarez, Paula Arinto e Susana Paiva – que desenvolvem projectos de criação e promoção na área da fotografia. Desenvolvem, no Palácio Pancas Palha, uma residência artística, com vista à conclusão do projecto editorial “The touch of your lips” e à organização de uma exposição, na Madeira.

Facebook

manga

Manga Theatre
Teatro

Com residência artística na COR desde Janeiro de 2018, o Manga Thetre é uma abordagem às artes performativas, inspirada nas narrativas gráficas e em especial na banda desenhada Manga. Actualmente estão a desenvolver o espectáculo, A SACALINA, que narra a viagem que o autor e dramaturgo Anton Tchekhov realizou à estância penal do império Russo situada na ilha de Sacalina, em 1890.

Facebook

bb-e-rafael-alvarez

BodyBuilders & Rafael Alvarez
Pesquisa e criação artística

Produção e difusão do trabalho do coreógrafo/intérprete Rafael Alvarez, assente numa dinâmica de parcerias e colaborações com outros criadores e outras estruturas de criação, produção e programação em Portugal e a nível internacional. Para além das vertentes de criação e investigação artística, a BodyBuilders investe de forma aprofundada e continuada no desenvolvimento de projetos de diálogo e intercâmbio com públicos alargados na aproximação da Dança Contemporânea à Comunidade, no desenvolvimento e formação de públicos e na formação artística, envolvendo – maiores de 55 anos e seniores, crianças e jovens, doentes de Parkinson, pessoas com deficiência/diversidade funcional, não-profissionais, estudantes do ensino superior artístico e vocacional e artistas em geral nas atividades de formação/criação dirigidas por Rafael Alvarez e coorganizadas pelos seus parceiros.

Site