Sendo a Companhia Olga Roriz uma estrutura ativa de criação, produção e formação, com um cunho e estilo próprios e com capacidades estruturais tanto do ponto de vista do espaço (Palácio Pancas Palha) como de recursos humanos artísticos e profissionais, é um local propicio, por excelência, para o acolhimento, proporcionando uma qualidade de trabalho invulgar.

Para além do apoio aos criadores que nos procuram para cedência de espaço, viabilizando a realização dos seus projetos, outro dos objetivos desta atividade é proporcionar o encontro de artistas e criadores de várias áreas num só local, aglutinador de energias e preparado para estimular o cruzamento e simbiose de diferentes propostas artísticas.

Todos os anos são abertas inscrições para a apreciação de projetos que se propõem a residências

Artistas Residentes

rapozo2

João Rapozo
Artes Plásticas/ Ilustração/ Design Gráfico e Web/ Criação de conteúdos vídeo para espectáculos de Música, Dança e Teatro.

Tem residência artística na COR desde 2010, onde desenvolve um laboratório de experimentação artística transdisciplinar. Ao longo de 8 anos de colaboração com a bailarina e coreógrafa Olga Roriz criou e produziu a banda sonora de Noite de Ronda” (CNB), “Pets”, “A Cidade”, “Bits & Pieces” (Cia Paulo Ribeiro), “Terra”,“Propriedade Privada” (reconstrução) e “Síndrome”. Na COR, dentro da área do vídeo cénico co-criou com Olga Roriz “Present in Progress” e “Euridíce”, fez vídeo para “A Sagração da Primavera (Solo)” e para “Aldina Duarte por Olga Roriz” (S.Luis T.M.). Criou e produziu vídeo e banda sonora para os espectáculos “Antes que Matem os Elefantes” e “A meio da noite” (COR). Colabora também com a Companhia Olga Roriz nas áreas do design gráfico, comunicação e web.

Bio | Website | Facebook

eif

EIF(E) | Escola Informal de Fotografia
Fotografia

Com residência artística na COR desde 2013, este projeto formativo é da responsabilidade da fotógrafa Susana Paiva, com produção executiva da plataforma “The Portfólio Project”.  Contando com a cumplicidade de instituições locais – a Casa da Esquina, em Coimbra, e a Companhia Olga Roriz, em Lisboa – a EIF(E) propõe um programa intensivo de formação, reflexão e criação na área da fotografia, conciliando sessões de trabalho em grupo com o acompanhamento tutorial, presencial e à distância, dos projetos a desenvolver por cada um dos formandos, ao longo dos 8 meses do projeto.

Facebook

camboja

Camboja Selecta
Dj/Técnico de som/Produtor/Técnico de electrónica e informática

Artista residente na COR desde 2016. Como DJ e percussionista, pretende recriar e reinventar a cultura da música em Portugal, transportando toda a filosofia dos ritmos quentes de África para as suas atuações, nunca imitando – Camboja reinventa estereótipos e dá a sua própria alma a cada show, criando sempre uma festa única. Com uma seleção diversificada, desde o Roots Reggae ao Funk/Soul passando por Hip Hop, sem nunca esquecer as novas tendências.
Membro ativo de Scratchers Anónimos, projeto de scratch, jams e dj sets, e Mwamba Lost, projeto direcionado à mistura e ecletismo musical.

Mixcloud | Facebook

andre

André de Campos
Artes Plásticas/Vídeo Arte

Artista residente na COR desde 2016.
Enquanto Video Artist e artista plástico realizou os filmes UVB 76 e o último abraço da humanidade.
Performer na WB Motion Kultur Verein, Bailarino do Útero em Maremoto.
É Bailarino na Companhia Olga Roriz.

Facebook

portfolio

The Portfolio Project
Fotografia

Colectivo de fotógrafos em residência artística na COR desde Agosto de 2017, actualmente composto por 4 elementos – Arlindo Pinto, Elisabeth Alvarez, Paula Arinto e Susana Paiva – que desenvolvem projectos de criação e promoção na área da fotografia. Desenvolvem, no Palácio Pancas Palha, uma residência artística, com vista à conclusão do projecto editorial “The touch of your lips” e à organização de uma exposição, na Madeira.

Facebook

manga

Manga Theatre
Teatro

Com residência artística na COR desde Janeiro de 2018, o Manga Thetre é uma abordagem às artes performativas, inspirada nas narrativas gráficas e em especial na banda desenhada Manga. Actualmente estão a desenvolver o espectáculo, A SACALINA, que narra a viagem que o autor e dramaturgo Anton Tchekhov realizou à estância penal do império Russo situada na ilha de Sacalina, em 1890.

Facebook

producaodfusao

Produção d’Fusão
Difusão de dança

Com o início da atividade em 2017 pelos promotores Patrícia Soares e Filipe Metelo, com o objetivo de apoiar artistas emergentes a desenvolver o seu trabalho, e com especial ênfase nas artes performativas, a Pd’F tem tido a oportunidade de trabalhar com diversos criadores e desenvolver a atividade na área da produção cultural. Atualmente divide o seu foco de trabalho enquanto incubadora de artistas (nos quais inclui Beatriz Dias e Sérgio Diogo Matias), produção e gestão de estruturas autónomas (nomeadamente a Ordem do O do coreógrafo Pedro Ramos, e a Escarpa Fictícia do criador Bruno Alexandre) e ainda a difusão dos artistas Jonas&Lander e Marina Nabais.

Facebook

bb-e-rafael-alvarez

BodyBuilders & Rafael Alvarez
Pesquisa e criação artística

Produção e difusão do trabalho do coreógrafo/intérprete Rafael Alvarez, assente numa dinâmica de parcerias e colaborações com outros criadores e outras estruturas de criação, produção e programação em Portugal e a nível internacional. Para além das vertentes de criação e investigação artística, a BodyBuilders investe de forma aprofundada e continuada no desenvolvimento de projetos de diálogo e intercâmbio com públicos alargados na aproximação da Dança Contemporânea à Comunidade, no desenvolvimento e formação de públicos e na formação artística, envolvendo – maiores de 55 anos e seniores, crianças e jovens, doentes de Parkinson, pessoas com deficiência/diversidade funcional, não-profissionais, estudantes do ensino superior artístico e vocacional e artistas em geral nas atividades de formação/criação dirigidas por Rafael Alvarez e coorganizadas pelos seus parceiros.

Site