Sendo a Companhia Olga Roriz uma estrutura ativa de criação, produção e formação, com um cunho e estilo próprios e com capacidades estruturais tanto do ponto de vista do espaço (Palácio Pancas Palha) como de recursos humanos artísticos e profissionais, é um local propicio, por excelência, para o acolhimento, proporcionando uma qualidade de trabalho invulgar.

Para além do apoio aos criadores que nos procuram para cedência de espaço, viabilizando a realização dos seus projetos, outro dos objetivos desta atividade é proporcionar o encontro de artistas e criadores de várias áreas num só local, aglutinador de energias e preparado para estimular o cruzamento e simbiose de diferentes propostas artísticas.

Todos os anos são abertas inscrições para a apreciação de projetos que se propõem a residências

Artistas Residentes

rapozo

João Rapozo

Criação de conteúdos vídeo para espectáculos de Música, Dança e Teatro/Artes Plásticas/Ilustração/Design Gráfico e Web
Tem residência artística na COR desde 2010, onde desenvolve um laboratório de experimentação artística transdisciplinar para a criação de projectos individuais e colectivos. Ao longo de 8 anos de colaboração com a bailarina e coreógrafa Olga Roriz criou e produziu a banda sonora de Noite de Ronda” (CNB), “Pets”, “A Cidade”, “Bits & Pieces” (Cia Paulo Ribeiro), “Terra”,“Propriedade Privada” (reconstrução) e “Antes que matem os elefantes. Na COR, dentro da área do vídeo cénico co-criou com Olga Roriz “Present in Progress”, fez vídeo para “A Sagração da Primavera (Solo)” e para “Aldina Duarte por Olga Roriz” (S.Luis T.M.). Actualmente está a criar/produzir vídeo e a banda sonora para o espectáculo “A meio da noite” (COR). Colabora também com a COR nas áreas do design gráfico, comunicação e web.

Bio | Website | Facebook

eif

EIF(E) | Escola Informal de Fotografia

Fotografia
Com residência artística na COR desde 2013, este projeto formativo é da responsabilidade da fotógrafa Susana Paiva, com produção executiva da plataforma “The Portfólio Project”.  Contando com a cumplicidade de instituições locais – a Casa da Esquina, em Coimbra, e a Companhia Olga Roriz, em Lisboa – a EIF(E) propõe um programa intensivo de formação, reflexão e criação na área da fotografia, conciliando sessões de trabalho em grupo com o acompanhamento tutorial, presencial e à distância, dos projetos a desenvolver por cada um dos formandos, ao longo dos 8 meses do projeto.

Facebook

camboja

Camboja Selecta

Dj/Técnico de som/Produtor/Técnico de electrónica e informática
Artista residente na COR desde 2016. Como DJ e percussionista, pretende recriar e reinventar a cultura da música em Portugal, transportando toda a filosofia dos ritmos quentes de África para as suas atuações, nunca imitando – Camboja reinventa estereótipos e dá a sua própria alma a cada show, criando sempre uma festa única. Com uma seleção diversificada, desde o Roots Reggae ao Funk/Soul passando por Hip Hop, sem nunca esquecer as novas tendências.
Membro ativo de Scratchers Anónimos, projeto de scratch, jams e dj sets, e Mwamba Lost, projeto direcionado à mistura e ecletismo musical.

Mixcloud | Facebook

vaca-magra-nova

Vaca Magra Associação

Dança
Residentes na COR desde Junho de 2016, o coletivo Vaca Magra surge no fim do ano 2015, com um grupo de artistas do movimento, som, luz, letras e plásticos. Criado com a intenção de fazer frente a um “tempo de vacas magras”, que sempre conhecemos na cultura portuguesa. Apresenta-se como um grupo independente, preparado para a produção artística, da performance ao bailado, passando pela poesia, pelo teatro, pelo circo e pela animação, tentando envolver recém-formados com profissionais das mais diferentes artes cénicas, fazendo por facilitar a entrada dos mais novos no mundo do trabalho.

Facebook

andre

André de Campos

Artista Plástico
Artista residente na COR desde 2016.
Enquanto Video Artist e artista plástico realizou os filmes UVB 76 e o último abraço da humanidade.
Performer na WB Motion Kultur Verein, Bailarino do Útero em Maremoto.
É Bailarino na Companhia Olga Roriz.

Facebook

portfolio

The Portfolio Project

Fotografia
Colectivo de fotógrafos em residência artística na COR desde Agosto de 2017, actualmente composto por 4 elementos – Arlindo Pinto, Elisabeth Alvarez, Paula Arinto e Susana Paiva – que desenvolvem projectos de criação e promoção na área da fotografia. Desenvolvem, no Palácio Pancas Palha, uma residência artística, com vista à conclusão do projecto editorial “The touch of your lips” e à organização de uma exposição, na Madeira.

Facebook

joao-hernriques

João Henriques

Professor de Voz e Elocução
Tem residência artística na COR desde Outubro de 2017. Tem desenvolvido o seu trabalho nas áreas da preparação vocal para teatro e de encenação de espetáculos músico-cénicos. É professor de Voz na Escola Superior de Teatro e Cinema e de Técnica de Voz e Elocução na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Tem o mestrado em Ensino da Música (especialidade em ensino do Canto) pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, a licenciatura em Ciência Política (Relações Internacionais) pela ULHT, a pós-graduação em Teatro Musical na Royal Academy of Music (Londres), a pós-graduação em Ópera e Estudos Músico-Teatrais, pela ESMAE, e curso superior de Canto da Escola Superior de Música de Lisboa. É doutorado em Artes Musicais – Dramaturgia Musical e Encenação – na FCSH da Universidade Nova de Lisboa.

Facebook

manga

Manga Theatre

Teatro
Com residência artística na COR desde Janeiro de 2018, o Manga Thetre é uma abordagem às artes performativas, inspirada nas narrativas gráficas e em especial na banda desenhada Manga. Actualmente estão a desenvolver o espectáculo, A SACALINA, que narra a viagem que o autor e dramaturgo Anton Tchekhov realizou à estância penal do império Russo situada na ilha de Sacalina, em 1890.

Facebook