logo25anosbranco2

Em 2020 assinalam-se os 25 Anos da Companhia Olga Roriz (COR), que desde 1995 tem sido uma referência no panorama da dança contemporânea. Em ano de aniversário, a COR apresenta a sua nova criação, que terá a sua estreia em Setembro, no Teatro Nacional D. Maria II, coprodutor do espetáculo e realiza um conjunto de iniciativas para assinalar a esta data.

Estreia absoluta da criação de 2020, “Seis meses depois”
no Teatro Nacional D. Maria II, dias 18, 19 e 20 de Setembro de 2020 às 21h, 19h e 16h respetivamente.

Lançamento do livro “Companhia Olga Roriz | 25 Anos, dia 19 de Setembro às 16h, no Salão Nobre do Teatro Nacional D. Maria II, e que reúne imagens de todos os espetáculos criados ao longo destes 25 anos dedicados à dança. Esta publicação, que acompanha, através de imagens, o percurso da COR desde 1995 a 2019 reúne dezenas de peças, que envolveram inúmeros intérpretes e outros criadores e artistas, dando uma ampla perspetiva de um quarto de século de dança em Portugal através do olhar de diversos fotógrafos conceituados, como Alípio Padilha, Paulo Pimenta, entre outros.

Documentário: Autópsia | Percurso de uma criação (Estreia)
28 de Set. | Entrada Livre | São Luiz Teatro Municipal
Sala Bernardo Sassetti | Apresentação, 19h
Sala Luís Miguel Cintra | Estreia do documentário, 21h

Conversa moderada por Cláudia Galhós, com o realizador Henrique Pina e a coreógrafa Olga Roriz, seguida de apresentação do documentário.

Filme documental sobre o processo criativo de Autópsia, última criação da Companhia Olga Roriz, desvenda-se o processo de construção de uma linguagem coreográfica, génese das primeiras ideias até se estabelecer, através da coreografia, um significado, uma narrativa, um conceito. O espectador será levado a percorrer esse caminho, acompanhando os elementos que darão corpo a esse processo ao longo dos seus quatro meses de ensaios. A coreógrafa e a forte ligação com os seus intérpretes, aspecto único na forma de trabalhar de Olga Roriz, e tão evidente nesta obra, será a base para diversas sequências exploradas neste filme.

Apresentação do arquivo histórico e artístico da COR
Palácio Pancas Palha – Data por reagendar

Workshop Intensivo por Yaniv Abraham
Palácio Pancas Palha – Data por reagendar +Info