A Companhia Olga Roriz (COR) foi fundada em 1995 com o apoio financeiro do M.C. e dirigida pela coreógrafa Olga Roriz.
Em residência no Palácio Pancas Palha desde 2014, uma cedência da CML, desenvolve a partir daí a sua atividade de pesquisa, de criação, de produção e de circulação de espetáculos, de formação na área da Dança e ainda, espaço aberto a residências artísticas nas áreas da dança, teatro, música, cruzamento disciplinar, artes plásticas e fotografia.
Ao longo de 3 décadas a COR caracteriza-se pelo facto de ser uma Companhia de autor que tem criado uma vasta obra (45 peças) com um perfil e estilo próprio, diferenciando-se no panorama da dança contemporânea portuguesa pelas suas criações abrangentes e para um público vasto. Paralelamente, desde 2014, que desenvolve projetos de Formação com caráter regular – FOR DANCE THEATRE; na área da Programação e do apoio à criação de artistas e estruturas emergentes e também consolidadas – INTERFERÊNCIAS e RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS – e no domínio das Ações estratégicas de mediação, promove, desde 2019, a implementação de práticas artísticas para a inclusão social direcionadas à comunidade prisional – CORPOEMCADEIA.
Todas as produções artísticas da companhia são o resultado de um intenso processo criativo, de pesquisa, partilha e reflexão. A inspiração e recorrência a instrumentos do universo teatral, literário, cinematográfico e a todo o imaginário criativo dos seus intérpretes, conferem a identidade da COR, consolidando a riqueza da sua linguagem, fortemente teatral e de apurado sentido dramatúrgico, estético e social.
A COR tem servido de campo de pesquisa, experimentação e desenvolvimento do seu método.
O cariz das obras têm tido o poder de questionar o papel da dança contemporânea no panorama cultural e da sociedade, acendendo a reflexão sobre os seus limites, estrutura e fins, servindo de referência e inspiração a jovens intérpretes e coreógrafos, estimulando o desenvolvimento intelectual e crítico do País.
Além dos principais eixos de atividade, a COR tem ainda promovido no campo da edição as seguintes obras: Biografia Olga Roriz de Mónica Guerreiro (Assírio & Alvim 2007); Olga Roriz Narrativas do Corpo (Companhia de Teatro de Almada 2019); Companhia Olga Roriz 25 Anos, livro de fotografias de todas as criações de 1995-2020 (Companhia Olga Roriz 2020).
A missão da COR desde o início da sua existência tem-se definido pelo seu contributo para a construção de um Mundo melhor através da busca constante de uma expressão artística plural e abrangente.
Nessa missão distinguimos vários campos de atuação: a criação, a formação, o apoio a artistas e estruturas emergentes e as práticas artísticas para a inclusão social.